Estante


Esse espaço está reservado as letras.

Segundo Paulo Freire "a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra".

Para fazer uma boa leitura do mundo com auxílio da leitura da palavra a Equipe da Escola da Natureza sugere alguns livros que servem como sugestão para compor a estante do Educador Ambiental.

Boa leitura!

Livros 
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Título: Bambu de Corpo e Alma - acompanha CD
Autores: Marco A. R. Pereira e Antonio L. Beraldo


"Símbolo de amizade para com o homem e de longevidade, indiscutível quanto às suas variadas formas de aproveitamento, reconhecido como um material de extrema importância na história da evolução presente na cultura asiática, o bambu recebe nesta obra uma minuciosa análise das suas espécies, características e aplicações − suas principais características físicas, químicas, mecânicas, biológicas e morfológicas, seus aspectos anatômicos em geral, suas formas de propagação, colheita e manejo das touceiras, assim como os diversos tratamentos preservativos a ele aplicados, se unem aqui a uma bem ilustrada exposição de suas múltiplas aplicações, tanto em sua forma natural como em sua forma processada.


Elaborado com o intuito de fomentar o interesse e a difusão no uso desta planta, que apesar de muito antiga atualmente está se tornando cada vez mais importante devido à exploração irracional cada vez mais intensa dos recursos florestais, aliado ao crescente interesse e à busca por informações técnicas sobre esse vegetal, Bambu de corpo e alma constitui um livro imprescindível. Não se trata de um compêndio científico sobre bambu, mas certamente uma referência obrigatória, em português, a todos aqueles seus admiradores que procuram maiores informações sobre esta “planta dos mil usos”.

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Título: Pedagogia da Terra
Autor: Moacir Gadoti
Editora Peirópolis

"Neste livro, Moacir Gadotti, Diretor do Instituto Paulo Freire, apresenta uma perspectiva revolucionária da Educação. Ele a chamou de Pedagogia da Terra."
 
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Título: Saber Cuidar
Autor: Leonardo Boff
Editora Vozes

O livro procura detalhar o cuidado em suas várias concretizações: cuidado com a terra, com a sociedade sustentável, com o corpo, com o espírito entre outros.
 
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Livro: Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro
Autor: Edgar Morin
Editora Cortez

Sua leitura levará à revisão das práticas pedagógicas da atualidade, tendo em vista a necessidade de situar a importância da educação na totalidade dos desafios e incertezas dos tempos atuais.

Seus capítulos (eixos) expõem a genialidade, clareza e simplicidade do filósofo Morin, num texto dedicado aos educadores, em particular, mas acessível a todos que se interessam pelos caminhos a trilhar em busca de um futuro mais humano, solidário e marcado pela construção do conhecimento. 
 
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Livro: A Cabeça Bem-feita - repensar a reforma - reformar o pensamento
Autor: Edgar Morin
Editora Bertrand Brasil

O livro diz respeito a uma prática de reforma no pensamento, já que este está repleto de informações fragmentadas, o que impede de ver o global. A especialização em áreas atuantes aumenta cada vez mais no mundo moderno, assim acaba separando a parte do todo,  alguns problemas são apontados e deveriam ser pensados dentro do seu contexto para poderem ser solucionados


Teses e Dissertações
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Título: “A Educação Ambiental no ensino fundamental: novas dimensões a partir da teoria da complexidade”
 A dissertação de Mestrado, propôs transformar a obra de Edgar Morin “Os sete saberes necessários à Educação do futuro” em prática pedagógica, para uma turma do quinto ano do ensino fundamental. Buscou responder ao desafio de uma proposta de Educação Ambiental emancipatória para a educação formal, reconhecendo as correlações existentes entre as disciplinas e possibilitando enxergar o complexo. 
Apoiou-se nos princípios da interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade no ensino. Os antecedentes históricos da Educação Ambiental foram inseridos nesta pesquisa com o propósito de demonstrar como sua trajetória no Brasil e no mundo, iniciada em meados de 1960 garantiu seu espaço nas políticas públicas. 

 
As entrevistas concedidas pelos representantes da Educação Ambiental no MEC e MMA fizeram parte desse estudo, sinalizando que é possível fazer uma política pública articulada com uma meta em comum: desenvolver ações em conjunto, fortalecendo o campo da Educação Ambiental em âmbito local e nacional. 
Uma das reflexões que este estudo traz, sobretudo aos educadores, é fazer perceber que a Educação Ambiental está muito além de projetos, intervenções e reflexões acerca de temas abordados, referentes às questões ambientais. Incentivada pelo processo de construção do sujeito ecológico, a Educação Ambiental, estará próxima do novo fazer pedagógico, em busca da mudança de paradigma na educação.
Marra, Thais A Educação Ambiental no ensino fundamental: novas dimensões a partir da teoria da complexidade. Brasília: Dissertação de Mestrado. Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, 2007.140 p.


Nota: A  Professora Thaís Marra faz parte da Equipe de professores  lotados na Escola da Natureza e atua no Programa Parque Escola.

Onde encontrar:

A dissertação de Mestrado "A Educação Ambiental no ensino fundamental: novas dimensões a partir da teoria da complexidade", pode ser encontrada na biblioteca da Universidade de Brasília - UnB e no Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS.

Na internet:

acesse o site do CDS http://www.unbcds.pro.br%20/e clique  no link: teses e dissertações para consulta ou download de textos.