Escolas Sustentáveis e Com-Vida







Foi em Poconé, MT, de 09 a 12 de agosto de 2010 e a Escola da Natureza estava lá, representada Pela Profª Maristela Nascimento, titular da formação em Projetos Coletivos em EA.
Informações sobre o evento:

Objetivos
  • Construir caminhos, juntamente com as escolas dos Programas Mais Educação, Ensino Médio Inovador e universidades participantes (UFMT, UFMS, UFOP) para tornar as escolas de Ensino Médio espaços educadores sustentáveis;
  • Criar sinergias para que a educação ambiental e as diversas dimensões da sustentabilidade “entrem na corrente sanguínea” das políticas públicas de educação;
  • Fortalecer escola e comunidade para influírem nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental;
  • Formar “articuladores pedagógicos” para que desencadeiem o processo formativo nas escolas participantes.
Participantes: 278 professores de 17 Estados e aproximadamente 80 municípios. Do Distrito Federal participaram as escolas: CEAN, GISNO, AGROURBANO, ESCOLA DA NATUREZA E GERÊNCIA DE ENSINO MÉDIO.
Pontos Relevantes: Necessidade de uma Política Pública de Educação Integral no Brasil, a importância da formação continuada, financiamento e repasse direto às escolas, articulação dos diferentes programas, projetos e ações ao PPP da escola, indicações metodológicas, construção de uma agenda pública em favor da Educação Integral e da Escola Sustentável. Curso de formação de “articuladores pedagógicos”.

"Navegar é preciso", clique nos links abaixo para saber mais:
http://www.ufop.br/index.php?option=com_content&task=view&id=7643&Itemid=196r
http://www.seduc.mt.gov.br/conteudo.php?sid=20&cid=10114&parent=0
http://www.ufmt.br/gpea/pub/MEC_escola.pdf

Texto: Maristela Nascimento
Postado por: Bernadete Esmeraldo


Projetos Coletivos em EA

O curso "Projetos Coletivos em Educação Ambiental"  já possui a sua Identidade Visual.
Por Identidade Visual entende-se  um conjunto de elementos visuais que dialogam entre si e  criam a unidade estética  para representar algo.
Sendo assim, e já que "uma imagem vale por mais que mil palavras",  a Professora Maristela Nascimento (Titular da formação) expressou,  na conversa que tive com ela antes de criar a marca (o que muito me inspirou), a vontade de ter uma imagem que  representasse entre outras coisas, a força do coletivo, a partilha, a ação, a comunicação e a transparência. Para Ela, tudo começou com a idéia de uma mandala, depois fomos construindo o desenho. O resultado ficou cheio de significados. Veja a seguir:
______________
A criação da Identidade Visual para Projetos Coletivos em Educação Ambiental foi idealizada a partir dos seguintes elementos:
    Formas circulares ( círculos , espirais , o círculo aberto no centro e a acomodação dos princípios em adornos curvilíneos)  uma vez que o círculo representa as coisas sem fim, cíclicas, evolutivas,  a perfeição de forma e função.
Os círculos são usados também para descrever sons e sensações agradáveis ("redondo") e em termos de aerodinâmica são perfeitos, pois diluem as forças das extremidades e concentram energia no interior.
    Ainda seguindo o mesmo pensamento, os desenhos foram organizados em uma Mandala, para  representar a voluntariedade de dar tudo no universo, assim como para receber ensinamentos, votos ou  empoderamentos.
    As espirais  formam um padrão que começa pelo centro e se deslocam para fora ou para dentro, conforme a sua configuração. As espirais com movimentos no sentido horário estão associadas ao Sol e a harmonia com a Terra, ou seja, movimentos que representam a expansão e a atração. Enquanto que as espirais com movimentos no sentido anti-horário estão associadas à manipulação da natureza e aos encantamentos, que visam a interiorização e a transmutação de energias e a proteção.

Por fim, o  circulo cortado, no centro,  e a acomodação dos Princípios da Alfabetização Ecológica (Capra) em adornos curvilíneos representam o direito de ir e vir e  uma certa maleabilidade para prosseguir com os projetos coletivos.


Fontes

    ArmyChalk (PROJETOS COLETIVOS)  fonte fantasia tipo estêncil . O estêncil é uma forma muito popular de grafite, representa a participação popular.
    Amandine (Em Educação Ambiental e os principios)  fonte escrita tipo escolar. Representa o ambiente onde os projetos coletivos são realizados (a escola);
    Arial (Escola da Natureza)  fonte complementar

Cores
Inspiradas na cor da Caliandra - flor símbolo do Cerrado (com ajustes no contraste)
    O vermelho da flor é uma  cor quente e estimulante. Representa a conquista, a liderança e a paixão;
    O verde das folhas  representa a energia da natureza, a perseverança, o vigor, a juventude, a esperança e a satisfação.
    O amarelo do pistilo traz energia, otimismo, criatividade, descontração e calor.
    O marrom do caule é a cor da mãe terra. Esta cor dá a sensação de estabilidade

Post: Bernadete Esmeraldo
Professora/Designer Web/Gráfica